INTRANET  |   WEBMAIL (Zimbra / Google)  |  

Histórico

Em 1971, o Departamento de Física e Ciências dos Materiais e o Departamento de Química e Física Molecular da Escola de Engenharia de São Carlos, constituíram o Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC), criando junto as bibliotecas.

Em 1985, o Serviço de Biblioteca e Informação do Instituto de Química de São Carlos (SBI/IQSC), tornou-se Biblioteca Regional na área de Química e Engenharia Química, após aprovação de projeto junto ao CNPq/PADCT.

Em 1994, o IFQSC subdividiu-se formando o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e o Instituto de Física de São Carlos (IFSC), havendo conseqüentemente a separação das bibliotecas que formavam a Biblioteca do IFQSC.

Em 1994, a Biblioteca recebeu o nome do Professor “Johannes Rüdiger Lechat”, homenagem a dedicação do referido professor.

Foi contemplada em dezembro/1996, como Posto de Serviços para compor a Rede ANTARES/INFOQUIM (Rede de Serviços de Informação em Química e Engenharia Química).

O Serviço de Biblioteca e Informação que ocupava uma área de 533,50 m2, a partir de outubro/1999 passou a ocupar prédio próprio com área de 1442 m2 , divididos em 03 andares, abrigando um acervo de livros, periódicos, teses, dissertações, monografias e outros tipos de materiais, além de diversos ambientes para estudo individual, estudo em grupo, estações de trabalho individuais com microcomputadores para acesso às bases de dados internacionais, laboratório de línguas, salas de estar para leitura das últimas publicações.

Faz parte do Sistema Integrado de Bibliotecas – SIBi/USP e teve sua estrutura organizacional aprovada em 31/05/1995 para Serviço Nível I, sendo composto por uma Diretoria Técnica e três Seções.

Todos os serviços estão automatizados, proporcionando atendimento rápido e preciso aos usuários.

O SBI/IQSC pelas suas características a nível regional e pela natureza de seu acervo, no qual constam várias coleções seriadas é sem dúvida de grande importância como centro de custódia de informações científicas na área de Química, dando suporte informacional aos docentes, discentes e pesquisadores de toda a região.