Downloads massivos

Recursos financeiros são despendidos pela Universidade de São Paulo e pela CAPES com a assinatura de publicações digitais. Existem contratos que regem essas assinaturas, e que possuem regras de acesso às publicações e seus metadados, para que abusos sejam evitados.

Em 2019, Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica informou sobre os controles realizados pelas editoras com relação aos downloads massivos, de artigos ou de metadados, sendo essa uma das práticas vedadas contratualmente.

O que são considerados downloads massivos: sequências de vários downloads advindas do mesmo número de identificação na rede (endereço IP) em um curto intervalo de tempo forma. Por exemplo: o download de 10, 15 artigos, feitos a partir de um único computador em um intervalo de tempo de um minuto pode ser classificado como download massivo.

Com o intuito de evitar infrações contratuais:

1. a) NÃO compartilhe a senha única USP para viabilizar acesso às publicações;
  2. b) NÃO configure proxies de acesso à rede que permitam que as publicações sejam acessadas fora das dependências da instituição ou por terceiros sem o uso da VPN USP;
  3. c) NÃO instale roteadores Wi-Fi que permitam acesso às publicações sem a necessidade de identificação por parte do usuário (que, existindo, também deve contar com registro de acessos para auditoria);
  4. d) NÃO crie e nem mantenha sistemas ou utilizem robôs que coletem metadados de fornecedores sem o devido e necessário acordo institucional.

Em ofício enviado pela Águia em 20/08/2021 foi informado que: “a partir de 1o de setembro de 2021, as unidades/órgãos que reiteradamente forem incapazes de identificar e nos comunicar os autores de eventuais infrações, bem como não nos informarem as medidas tomadas em caso de infração, terão o dirigente notificado e a faixa de IPs suspensa dos acessos às publicações geridas por aquele editor – ou, no caso de editores cujo contrato é com a CAPES, de todo o portfólio oferecido pelo Portal de Periódicos da CAPES – até que, comprovadamente, tomem medidas pra sanar a falha na rastreabilidade dos acessos e na comunicação com a AGUIA.”