USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Quem Somos

Serviço de Biblioteca e Informação – IQSC

Biblioteca Prof. Johannes Rüdiger Lechat

E-mail: bibiqsc@iqsc.usp.br
Fone: 3373-9619 – Fone/Fax: 3373-9936

Equipe Função Telefone
Bernadete L. C. B. Figueiredo Filho Técnico Assuntos Administrativos (16) 3373-9620
Cibele C. D. Baldan Del Cura Auxiliar Administrativo (16) 3373-9620
Clélia Junko Kinzú Dimário Bibliotecário – Chefia (16) 3373-8828
Eunice A. Benini Bocuto Técnico Assuntos Administrativos (16) 3373-9619
Maria Julieta da Conceição Auxiliar Administrativo (16) 3373-9619
Solange M. Simões Puccinelli Bibliotecário (16) 3373-9936
Sonia Alves Bibliotecário (16) 3373-9619
Wilneide do Carmo M. Maiorano Bibliotecário (16) 3373-9936
Comissão de Biblioteca
Prof. Dr. Laudemir C. Varanda Presidente
Profa. Dra. Fernanda Canduri Representante DQFM
Prof. Dr. Antonio C. B. Burtoloso Representante DFQ
Eledy Grisel Helena Ferrari Supervisão administrativa
Clélia Junko Kinzú Dimário Bibliotecária
Comissão de Amigos da Biblioteca – Representantes convidados pela Biblioteca
Beatriz Bertin

Luiz Henrique da Silva

Representantes G/IQSC
Victor Murilo Poltronieri da Silva Representantes PG/IQSC
Cibele C. David Baldan Del Cura Representante SBI/IQSC
Alessandra Fonseca Lucredio Representante dos funcionários IQSC

Seções – Atribuições

Chefe Técnica de Serviço: Clélia Junko Kinzu Dimário

Principais atividades:
Planeja, dirige, coordena e supervisiona todos os serviços técnicos, documentários e administrativos do SBI/IQSC;
Cumpre e faz cumprir as determinações da Diretoria do IQSC e da Comissão de Biblioteca;
Propõe, à direção do IQSC e a Comissão de Biblioteca, medidas que visem o aprimoramento e dinamização das atividades da Biblioteca;
Assessora a direção do IQSC em todos os assuntos ligados ao estabelecimento de projetos e convênios com outras instituições, quando se referir a assuntos de sua competência;
Responde pelo controle da aplicação dos recursos orçamentários e financeiros, destinados a material bibliográfico, advindos da Unidade e do Sistema Integrado de Bibliotecas – SIBi;
Estabelece políticas e programas com vistas ao desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades do SBI/IQSC;
Mantém os serviços técnicos, documentários e administrativos atualizados, estabelecendo procedimentos e metodologias a serem seguidos para execução dos mesmos;
Promove medidas de aferição das atividades desenvolvidas e/ou programadas;
Avalia relatórios encaminhados pelas seções subordinadas e dar parecer sobre os mesmos;
Propõe a Direção do IQSC a criação de novos postos de trabalho e transformação de funções, julgados necessários ao desenvolvimento do SBI;
Propõe a atualização profissional e treinamento dos funcionários do SBI, promovendo seu aperfeiçoamento técnico e cultural;
Apresenta, anualmente, à Diretoria do IQSC e à Comissão de Biblioteca o relatório das atividades do SBI, bem como o plano anual de trabalho;
Mantém estreito relacionamento com a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP – ABCD, cooperando na realização de projetos comuns;
Captação de eventos culturais e sociais.

Contato:(16) 3373-8828
bibiqsc@iqsc.usp.br
clelia@iqsc.usp.br

Seção de Aquisição e Tratamento da Informação

Principais atividades:
Assessorar a Diretoria Técnica de Serviço em assuntos pertinentes à Seção;
Atribuir número ISBN às publicações editoradas pelo IQSC;
Colaborar com atendimento do empréstimo domiciliar aos usuários;
Colaborar com a promoção de campanhas de conscientização de usuários;
Colaborar com a promoção de treinamentos, capacitações e eventos;
Coletar e fornecer dados para elaboração de relatórios e geração de indicadores;
Efetuar ficha catalográfica de documentos publicados no IQSC;
Efetuar inventário, para detectar possíveis perdas no acervo;
Incluir e manter o conteúdo no Repositório Institucional IQSC;
Manter atualizadas bases de dados do acervo externas e internas;
Preparar tecnicamente o material bibliográfico (livros, multimídia, publicações seriadas, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de cursos);
Preservar o acervo bibliográfico através de métodos de conservação e restauração;
Selecionar e comprar material bibliográfico;
Trabalho em conjunto com a Seção de Atendimento do Usuário para divulgação de material incorporado ao acervo nas mídias da Biblioteca;
Participação nas diversas atividades de atendimento aos usuários como empréstimos e devoluções de materiais informacionais, colaboração na organização de eventos técnicos, científicos e culturais da Biblioteca e outras atividades rotineiras pertinentes à biblioteca;
Colaborar com o Portal da Escrita Científica da USP/São Carlos
Zelar pela guarda, conservação e manutenção de equipamentos, materiais e instalação predial.

Equipe:
Chefe de Seção Técnica (Bibliotecária): Wilneide do Carmo Marchi Maiorano
Bibliotecária: Solange Maria Simões Puccinelli
Contato:
(16) 3373-9936
bibiqsc@iqsc.usp.br

Seção de Atendimento do Usuário

Principais atividades:
Gerenciar e realizar o atendimento do empréstimo domiciliar aos usuários;
Gerenciar da base corporativa dos cadastros dos usuários do IQSC/USP;
Gerenciar e atender fornecimentos e solicitações de Comutação Bibliográfica internacional e nacional;
Gerenciar e atender fornecimentos e solicitações de Empréstimos entre Bibliotecas;
Fornecimento de cópias impressas ou digitalizadas de material do do acervo do SBI;
Capacitar a equipe quanto a novos recursos disponíveis;
Colaborar com o Portal da Escrita Científica da USP/São Carlos;
Elaborar, coordenar e apresentar cursos e treinamentos para a capacitação de usuários em: acesso às fontes de informação, pesquisa bibliográfica, utilização de base de dados, visitas orientadas;
Orientar e elaborar levantamentos bibliográficos nas bases disponíveis;
Fornecer orientação sobre normalizações técnicas de documentos de acordo com as normas vigentes;
Corrigir referências bibliográficas de monografias, dissertações e teses da comunidade acadêmica;
Gerenciamento do sistema de fichas catalográficas de teses, dissertações e monografias e fornecimento das mesmas;
Suporte e inscrição nas ferramentas de verificação de plágio;
Promoção de exposições e de campanhas educativas (preservação do acervo, mobiliário, equipamentos e outros) e sociais (setembro amarelo, outubro rosa e outros);
Gerenciamento e realização do controle de dados estatísticos do SBI no Sistema de Informação;
Coletar dados, e com eles, elaborar relatórios para diversas finalidades como de atividades realizadas, geração de indicadores, entre outros;
Edição de textos e de imagens e postagens nas mídias sociais do SBI (site/blog, fanpage, instagram) e sistema teleinformativo do IQSC;
Divulgação de notícias no Sistema de Notícias do IQSC;
Elaboração, edição, impressão, ou disponibilização on-line e divulgação de publicações do SBI de: aquisições recentes do SBI (SBI Divulga), materiais de apoio a treinamentos, divulgação de serviços oferecidos, tais como manuais, tutoriais, flyer, folder, banner e catálogos;
Gerenciamento de equipamentos de informática alocados no SBI e instalação de softwares disponíveis através do STI/USP ou aquisição da Unidade;
Incluir e manter o conteúdo no Repositório Institucional IQSC;
Zelar pela guarda, conservação e manutenção de equipamentos, materiais e instalação predial.

Equipe:
Chefe de Seção Técnica (Bibliotecária): Sonia Alves
Técnico Assuntos Administrativos: Eunice Aparecida Benini Bocuto
Auxiliar de Administração: Maria Julieta da Conceição
Contato:
(16) 3373-9619
bibiqsc@iqsc.usp.br

Seção de Disseminação da Informação e Publicações

Principais atividades:
Bibliometria da Instituição: captação de dados nas plataformas digitais InCites, Publons, Scival, para métricas que abrangem as atividades de pesquisas mundiais, permitindo o benchmarking institucional e o desenvolvimento de parcerias colaborativas.
Consolidação dos Identificadores digitais dos Docentes IQSC (ORCID, ResearchID/Publons, Scopus ID).
Orientação aos pesquisadores nas plataformas digitais na identificação de tendências de pesquisas nas diversas áreas do conhecimento.
Normalização das referências citadas dos Docentes do IQSC na WoS que não são contabilizadas no Índice H da referida base.
Assistência aos Docentes e pesquisadores do IQSC quanto aos critérios para depósito das publicações no Repositório Institucional da USP (Uploads de artigos com embargo e sem embargo), em cumprimento à Portaria FAPESP 01 de 21 de fevereiro de 2019, que instituiu a Política para acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas FAPESP.
Uploads dos artigos para depósito no Repositório Institucional da USP em cumprimento à Portaria FAPESP 01 de 21 de fevereiro de 2019, que instituiu a Política para acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas FAPESP.
Planejamento e estudo do tema a ser desenvolvido para a elaboração das exposições, visando ampliar a visibilidade e acessibilidade da Produção intelectual do IQSC.
Captação da produção técnico-cientifica nas plataformas digitais WoS, Scopus, Google Academic e Lattes para atualização das Bases de Dados da USP.
Elaboração de estratégias de busca dos Docentes nas Bases de Dados Web of Science e Scopus para geração de indicadores.
Mapeamento da produção técnico-cientifica do IQSC por tipologia, ano de publicação e por Docentes.
Elaboração de listagens da Produção Cientifica (demanda interna e externa) para geração de relatórios e indicadores.
Apoio às Seções de Pós-graduação e Graduação na captação de dados estatísticos para complementação aos relatórios solicitados pela CAPES, FAPESP, Avaliação do Instituto, Avaliação de docentes, Renovação de curso e outras solicitadas de acordo a necessidade da Seção
Suporte aos Docentes no levantamento de dados dos trabalhos publicados para avaliação de carreira.
Tratamento e cadastro da produção técnico-científica do corpo Docente, pesquisadores e funcionários do IQSC nos Bancos de Dados da USP (Dedalus e Repositório Institucional).
Cadastramento e atualização das publicações dos Docentes IQSC na Base SciVal para análise do desempenho das pesquisas.
Elaboração de tutoriais para padronização dos serviços desenvolvidos na Seção e tutoriais de apoio aos pesquisadores.
Gerenciamento e atualização da produção técnico-científica do corpo Docente, funcionários e pesquisadores no Sistema de Informação do SBI/IQSC.
Preservação da Produção Científica do IQSC para memória da Unidade.
Orientação aos usuários para pesquisas nas diversas Bases de Dados disponíveis na USP.
Capacitação da equipe em Workshops e treinamentos para obtenção de melhores resultados nas pesquisas e elaboração de atividades e práticas.
Participação com artigos publicados em congressos na área de Bibliotecas Universitárias.
Parceria com a Seção de Comunicação para divulgação das exposições desenvolvidas pela Seção de Disseminação da Informação nas diversas mídias sociais do IQSC e USP.
Trabalho em conjunto com a Seção de Atendimento ao Usuário SBI/IQSC para divulgação das exposições desenvolvidas pela seção nas diversas mídias da Biblioteca.
Apoio à Diretoria Técnica de Serviço do SBI/IQSC na elaboração de projetos e planejamentos de atividades a serem desenvolvidas.
Planejamento anual das atividades e atribuições da Seção de Disseminação da Informação e Publicações.
Participação nas diversas atividades de atendimento aos usuários como empréstimos e devolução de materiais informacionais, manutenção e preservação do acervo, colaboração na organização de eventos técnicos, científicos e culturais da Biblioteca e outras atividades rotineiras pertinentes à biblioteca.
Captação e coleta de dados para elaboração de Relatórios anuais.
Colaborar com o Portal da Escrita Científica da USP/São Carlos
Zelar pela guarda, conservação e manutenção de equipamentos, materiais e instalação predial.

Equipe:
Chefe de Seção Técnica:
Técnico Assuntos Administrativos: Bernadete de Lourdes C. B. Figueiredo Filho
Auxiliar de Administração: Cibele Cristina David Baldan Del Cura

Contato:
(16) 3373-9620
bibiqsc@iqsc.usp.br
producaoiqsc@iqsc.usp.br