Biblioteca do IQSC destaca publicações científicas da USP no âmbito dos ODS

Mostra, que evidencia os estudos em prol do desenvolvimento sustentável, estará disponível nos formatos presencial e remoto

A Biblioteca do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP realiza a exposição “Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável – faltam menos de 10 anos. O que temos feito?”. Disponível a partir desta quinta-feira (27) em formato virtual no site do Instituto e da Biblioteca, a exposição também poderá ser visitada presencialmente do dia 31 de outubro ao dia 30 de novembro de 2022.

A equipe da Biblioteca do IQSC levantou dados sobre os artigos científicos publicados no Brasil e no mundo no período de 2019 a 2022 – além dos já aceitos para publicação em 2023 -, sobre cada um dos ODS. A base de dados internacional utilizada foi a Elsevier-SciVal, que reúne informações sobre o material produzido em inglês. Somente o ODS 17 não teve suas informações levantadas porque elas não são quantificáveis por meio de documentos.

Durante a pesquisa, a equipe detectou que a produção institucional da USP é ainda maior do que o número levantado na base de dados, pois alguns artigos deixam de adotar termos específicos que entram na contagem pelo sistema. Por isso, a exposição também busca apresentar algumas palavras que podem ser utilizadas em artigos da área de cada objetivo sustentável para que os mesmos sejam considerados pela base de dados.

Destaques – Entre as instituições brasileiras, a USP foi a que mais publicou artigos dentro de cada um dos 16 ODS incluídos na plataforma. Como destaque, 22% dos artigos produzidos no país sobre saúde e bem-estar são fruto de pesquisas realizadas na USP; já sobre os trabalhos com foco em ações contra a mudança global do clima, a Universidade produziu 19% das pesquisas brasileiras no período; e no ODS para erradicação da pobreza, a USP é responsável por 18% de todos os artigos publicados. Avaliando a produção mundial, a USP ocupa a 10ª posição quando o assunto se refere a artigos publicados sobre a vida terrestre e a 11ª posição quando o tema é o consumo e produção sustentáveis. Considerando os 16 ODS, a USP está entre as 40 que mais produziram em 13 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Sobre os ODS – Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nasceram na Conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, realizada em 2012 no Rio de Janeiro. Eles se formalizaram através de um pedido à ação mundial visando um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI, de forma a integrar a sustentabilidade social, econômica e ambiental.

Em 2015, chefes de Estado, de Governo e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) se reuniram para a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável e lançaram a Agenda 2030, que inclui os ODS.

por Henrique Fontes/IQSC